quarta-feira, 20 de outubro de 2010

INTRANET – Uma ferramenta para a gestão do conhecimento


Estes dias tive a oportunidade de realizar uma apresentação no trabalho sobre Tecnologias que pudessem agregar valor ao negócio da empresa, ou a empresa propriamente dita. O grupo o qual fazia parte resolveu então falar sobre 3 (três) temas, dentre eles a Intranet.
Foi bom porque atualmente tenho um projeto de implantação na atual empresa onde trabalho, mas estava um pouco encostado devido a outras demandas e/ou prioridades da empresa e do setor. Bom mesmo foi a injeção de animo que a apresentação deu para dar continuidade ao projeto.

Mas, O que é uma Intranet?

Uma intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da Internet. Consequentemente, todos os conceitos da última aplicam-se também numa intranet, como, por exemplo, o paradigma de cliente-servidor. Resumidamente, o conceito de intranet pode ser interpretado como "uma versão privada da Internet", ou uma mini-Internet confinada a uma organização.
A essa foi fácil, pronto defini a Intranet, certo?
Para um Técnico de TI ou mesmo seu professor de Redes de Microcomputadores, pode até ser, mas hoje pelo menos ao meu ver e pelo que andei pesquisando na internet, acho que esse conceito vem mudando e a Intranet vem se tornando muito mais do que uma rede interna. Vi um conceito interessante no blog do Ricardo Saldanha:

“Portanto, não seria nada demais afirmar que uma intranet não é, ela pode ser… Complicado? Nem tanto. Pense numa faca. O que ela é? Se usada para passar manteiga no pão, posso afirmar que é um utensílio doméstico. Se utilizada para apunhalar alguém, torna–se uma arma mortal. Bem diferente, não?”

Hoje ela esta alinhada a comunicação, deve mostrar a cara da organização sua visão, sua missão, refletir o perfil da empresa, sua cultura, seus valores, deve disseminar seus processos, levar as principais estratégias, presentes e futuras, para os mais diversos níveis hierárquicos, de uma forma rápida, barata e eficiente, como também deve trazer a opinião de uma forma organizada e controlada daqueles que não tem participação direta nas decisões e formulações dos processos.
Um bom gerenciador de conteúdo é essencial para o sucesso desta, já que através dele é possível descentralizar a geração de conteúdo, assim cada área pode gerenciar a sua própria necessidade de divulgação de informação e através de um fluxo de trabalho permitir que uma área central valide a linguagem utilizada.
Mesmo companhias com um número pequeno de empregados podem se beneficiar da implementação de uma Intranet. Qualquer empresa que tenha empregados distribuídos geograficamente pode usar a Intranet para tornar possível a todos trabalhar com uma única base de conhecimentos consolidada. Não importa se os empregados estejam em escritórios diferentes em uma mesma cidade, ou em fábricas em diferentes estados ou países, a Intranet une as pessoas e enriquece a comunicação.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário